quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Conselho das "amigas"

Em tempos de contatos virtuais, em que a distância se resolve com um clic, somos muitas vezes enganados com números no facebook. Lá está escrito: "agora você e fulano são amigos!"E alguns acreditam.
Contam com aquele "curtir" como se fosse sinal de amor e amizade.
Em tempos de tolerância zero com erro do outro, maquia-se a vida com fotos e frases editadas.
Não tenho dúvidas que esse tempo tem sido mais difícil reconhecer um verdadeiro amigo. E caímos na cilada de abrir nossa vida e receber conselhos de pessoas que pensamos ser amigas. Mas não são.

Vamos ao que diz nosso Senhor pela Palavra:

Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil.
Se adquirires um amigo, adquire-o na provação, não confies nele tão depressa.
Pois há amigos em certas horas que deixarão de o ser no dia da aflição.
Há amigo que se torna inimigo, e há amigo que desvendará ódios, querelas e disputas; há amigo que só o é para a mesa, e que deixará de o ser no dia da desgraça. (Eclo 6,6-10)

No primeiro versículo acima vemos que é possível "se dar bem" com muitos mas é preciso estarmos atentos a quem será nossa amiga de perto. Aquela que irá nos escutar e nos aconselhar.
Como então saber quem será essa amiga fiel?
A Palavra nos responde: não confies tão depressa e espera o tempo da provação, pois tem amigos que deixam de ser quando a provação chega em sua vida.

Pessoas passaram em minha vida, principalmente na época que participava em grupo de jovens, mas muitos eu perdi por decepções, pela provação, disputas. Outros bastou o tempo.

O tempo minha irmã será fundamental para que você encontre um verdadeiro amigo.
O problema que tenho observado hoje em dia, é que muitos se decepcionam, tem suas vidas expostas, porque confiou cedo demais, deu ouvidos a palavras de falsos amigos e se machucou porque não soube se preservar e discernir uma amizade verdadeira.

Voltemos a Palavra:

Separa-te daqueles que são teus inimigos, e fica de sobreaviso diante de teus amigos.
Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.
Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. (Eclo 6,13-15)

Princesa, se afaste daqueles "falsos amigos", não ouça conselho de quem não passou pela prova. Tome cuidado para quem confia teus segredos e teu coração. E não fique fazendo feiura na internet jogando indireta para seu amigo que te decepcionou. Já parou pra pensar que a culpa daquela traição e decepção pode ser sua expectativa que foi demais?!

Não estou dizendo para se fechar totalmente as amizades, tem gente que vê "inimigas" em tudo, veja, é necessário fazer amigos, mas escolhe um entre mil aquele que irá te aconselhar.
Um amigo fiel é como um tesouro, nada se compara a sua preciosidade. Dê valor se você o encontrou.
Esses dias atrás minha amiga esteve em minha casa, fomos comemorar uma grande conquista na vida dela. Somos amigas há vinte anos e aquela alegria dela era como se fosse minha. Mas também quando passamos dores choramos juntas. Quando ela foi embora louvei a Deus pela graça de ter uma amiga assim.

O que acontece muito é deixarmos nosso amigo para trás quando algo acontece, por exemplo, o namoro. Vigia irmã. Não deixe seu verdadeiro amigo negligenciado por causa de seu namoro.

Por fim deixo em seu coração a promessa do Senhor:

Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo.
Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante. (Eclo 6,16s)

Nossa parte é confiar e temer a Deus que nos dará esse amigo fiel!

Paz e bem...



Um comentário:

  1. E eu me achando cheia de sabedoria, fui enganada por uma "amizade" de doze anos. Essa palavra veio a calhar na minha vida. Pena que não a li antes "Há amigo que se torna inimigo, e há amigo que desvendará ódios, querelas e disputas"

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante pra nós! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...