quinta-feira, 23 de junho de 2016

Você se lembra das promessas que fez quando se casou?

Semana passada o Papa Francisco disse uma verdade que abalou geral:

A MAIORIA DOS CASAMENTOS SÃO NULOS!!!

Eis a íntegra da fala:
“Estamos também vivendo em uma cultura do provisório. (…) E por isso a grande maioria dos nossos matrimônios sacramentais são nulos, porque eles [os casais] dizem: ‘sim, por toda a vida’, mas não sabem o que dizem, porque têm uma outra cultura. Eles dizem, e têm boa vontade, mas não possuem a consciência.”
(Discurso na Abertura do Congresso Eclesial de Roma. 16/06/2016)

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oeIj8JBJXOY

A muito tempo nós católicos temos assistido muitos casamentos acontecendo na Igreja por vários motivos: pela beleza, por tradição, pela realização de um sonho, pelo casal achar importante a benção do Padre, por causa dos pais dos noivos, para cumprir uma regra, ou pela cultura. Ou seja, muitos casais procuram a Igreja na hora de se casarem e só voltam para batizar seus filhos pelo mesmo motivo.
Triste realidade!
É preciso ouvir a exortação do Papa e fazer algo.

Vamos então motivados pelas palavras do Papa pensar nos 11 COMPROMISSOS E PROMESSAS que você faz quando se casa mas muitas vezes nem se lembra delas.

1- Abençoados para ASSUMIREM os deveres do matrimônio.
O Sacerdote diz: Cristo abençoa com generosidade o vosso amor conjugal.Já vos tendo consagrado pelo batismo, vai enriquecer e fortalecer-vos agora com o sacramento do matrimônio, para que sejais fieis um ao outro por toda a vida e possais assumir todos os deveres do matrimônio.

2- LIVRE E ESPONTANEAMENTE
Padre: É de livre e espontânea vontade que o fazeis?
Noivos: SIMMMMM

3- FIDELIDADE ATÉ A MORTE

Padre: Abraçando o matrimônio, ides prometer amor e fidelidade um ao outro. É por toda a vida que o prometeis?
Noivos: SIMMM

4- TER FILHOS E EDUCÁ-LOS NA FÉ
Padre: Estais dispostos a receber com amor os filhos (PLURAL) que Deus vos confiar, educando-os na lei de Cristo e da Igreja?
Noivos: SIM
Padre: Sejam eles fecundos em filhos, pais de comprovada virtude,e possam ver os filhos de seus filhos.

5- FIDELIDADE, AMOR E RESPEITO EM TODO TEMPO E PARA SEMPRE
Noivos: Eu, (diz o seu nome), te recebo, (nome da noiva), por minha esposa, e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, todos os dias da nossa vida.

6- NÃO PODE HAVER SEPARAÇÃO
Padre: O Deus de Abraão, o Deus de Isaac,  o Deus de Jacó,  o Deus que abençoou os nossos primeiros pais no paraíso,  confirme e abençoe em Cristo este compromisso  que manifestastes perante a Igreja. Ninguém separe o que Deus uniu!

7- SANTIFICADOS NO AMOR, SELADO PELA ALIANÇA QUE É SINAL DE AMOR E FIDELIDADE
Padre: Ó Deus, abençoai estes vossos filhos e santificai-os no seu amor:  que estas alianças, sinal de fidelidade, recordem a (esposa) e (esposo) a sua promessa.Por Cristo, nosso Senhor.

8- CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO E PRONTOS PARA CUMPRIR A PROMESSA
Padre: enviai sobre eles a graça do Espírito Santo, para que, impregnados da vossa caridade, permaneçam fiéis na aliança conjugal. 

9- PARA MULHER: BUSQUE COMO EXEMPLO DE SANTAS MULHERES
O sacerdote impõe suas mãos sobre a esposa:
 O amor e a paz permaneçam no coração da vossa filha (nome da esposa); e ela busque o exemplo das santas mulheres, exaltadas com louvores nas Sagradas Escrituras.

10- PARA HOMEM: HONRAR E AMAR COMO CRISTO AMOU A IGREJA
O sacerdote impõe suas mãos sobre o esposo:
 Nela confie o seu marido (nome do esposo); e saiba honrá-la com a devida estima, reconhecendo-a companheira e co-herdeira da vida divina, amando-a com aquele amor com que Cristo amou a sua Igreja.

11- SER TESTEMUNHO E SINAL DE DEUS NO MUNDO
Que estes vossos filhos permaneçam firmes na fé e amem os vossos mandamentos; que se conservem fiéis um ao outro e sejam para todos um exemplo.Animados pela força do Evangelho, sejam entre todos verdadeiras testemunhas de Cristo.
Sede no mundo um sinal do amor de Deus, abri vossa porta aos pobres e infelizes, que um dia vos receberão, agradecidos, na Casa do Pai.


Tem casais que nem sabem da dimensão que tem o sacramento e do compromisso forte que ele é. Se você é casada, medite sobre cada tópico desse para que possa observar em que compromisso ou promessa você tem negligenciado e para quem pensa em se casar eis aí a oportunidade de pensar na importância do sacramento para não cair na "maioria" que casa apenas para fazer "bonito".

Não basta dizer sim de boa vontade, é preciso ter consciência do que é o matrimônio!
Eu sei que não é fácil viver todos esses compromissos que fiz no dia que me casei, mas a muito tempo entendi que casamento é sacrifício, amor e renuncia. Portanto, sigo firme com ajuda do Senhor e de nossa Senhora.

Que os casais não percam de mente estas palavras, que devem moldar a verdadeira paternidade: "Não pode haver amor verdadeiro sem a experiência do sacrifício". (Padre Paulo Ricardo)

Vigia princesa!
Paz e bem...









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante pra nós! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...