terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Por que quero ficar brava com ele? "Perdoando o marido."

Quer saber algo que aprendi ao longo desses anos de casamento?
Um casamento vitorioso é a união de dois perdoadores. O perdão anda de mãos de dadas com o amor.

Já reparou que ficar brava com o marido é mais fácil que perdoar? A raiva me justifica e me consola depois de uma discussão ou ofensa. Se eu permaneço irada não abro espaço em minha mente para reconhecer minhas falhas. E por isso tantas vezes fechamos nosso coração para o perdão.

Se você é casada como eu sabe que grandes discussões geralmente não tem grandes motivos. No dia a dia brigamos por poucas coisas, tem mulheres que enfrentam grandes desafios, mas geralmente o motivo fútil leva a ressentimentos e mágoas.
As coisas que nos fazem guardar rancor vão desde palavras ditas sem pensar, ações sem intenção de ofender, esquecimento de datas importantes, promessas não cumpridas, criticas demais... até ofensas com palavrões, um caso emocional, pornografia, adultério, abusos.

Quando alguém de fora nos ofende é triste, mas é bem pior quando isso vem do esposo, pois ele está ali sempre perto, e até dorme na mesma cama. A única forma de perdoar quer seja por coisas pequenas ou grandes é recorrer ao Senhor que é misericórdia!

A primeira coisa que precisamos é enxergar nossas misérias. Sempre penso na oração do Pai Nosso: "perdoai nossas ofensas ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS."
Se pensar nisso, no quanto precisamos ser perdoadas, fica muito mais fácil decidir pelo perdão. Sim DECIDIR. Pois perdoar não é um sentimento e nem um milagre sobrenatural, É DECISÃO!
É muito forte essa frase da oração que condiciona o perdão de Deus para o quanto eu perdoo. Você diz: "me perdoe assim como eu perdoo." Pense nesse instante em como você tem perdoado...
.......

A segunda coisa é ser proativa no perdão. Como assim?
Ser proativo é agir antecipadamente. Na hora da discussão ou briga, perdoar é a última coisa que você deseja então aconselho a perdoar antes de precisar.
Eu acho a parte mais difícil do casamento essa questão do perdão, porém, fundamental. Então quero deixar algumas dicas para ser proativa no perdão que tem me ajudado. Aprendi num livro que estou lendo:

A primeira dica é não criar expectativas a respeito do outro. Olhe para ele com misericórdia tendo em mente que ele erra, vai errar com você e vai em algum momento te decepcionar, e assim prepare seu coração para perdoar a pequenez e a miséria do seu marido.
A segunda é ótima: quando sinto que algo que ele fez me magoou saio pra fora e pego algumas folhas na árvore e fecho bem em minhas mãos, vou soltando no chão aos poucos dizendo: "Senhor, tu vês meu coração e sabe que estou ressentida por aquilo que o Ricardo me fez, agora estou abrindo mão dessa mágoa, dessa raiva, eu abro mão de ficar presa a essa ofensa!"

"Um homem sábio sabe conter a sua cólera, e tem por honra passar por cima de uma ofensa." Prov 19,11

Por fim quero te encorajar a substituir a raiva por oração. Algo milagroso acontece quando rezamos por quem nos ofende, isso acontece porque quando oramos Deus nos enche com o Espírito Santo de amor e  passamos deixar esse amor crescer em nosso coração. E num coração que ama não há espaço para falta de perdão!

É difícil perdoar mas com certeza o pecado sexual do marido é pior, é mais duro. No ato sexual entregamos mais que o corpo, entregamos tudo, e saber que seu marido se envolveu assim com outra mulher não é fácil. Por isso deixo agora essa história (real) que li em um livro, para que você como ela você possa superar:

Connie decidiu estabelecer na mente sua decisão de perdoar colocando em prática seu perdão de uma forma bela. Foi isto que aconteceu:
Eu tremia quando pedi a meu marido que ficasse em pé a minha frente. Tirei todas as suas roupas e, com um frasco de óleo aromático, ungi o corpo dele.
Toquei sua testa: perdoo sua mente por pensar nela.
Toquei seus ouvidos: perdoo seus ouvidos por ouvi-la.
Toquei suas mãos: perdoo suas mãos por tocá-la.
Toquei todas as partes do seu corpo, até chegar aos pés: perdoo seus pés por andar em volta dela.
A medida que as palavras me vinham à boca, lágrimas jorravam por minha face. Enchi-me de alívio. O passado finalmente ficara pra trás para nós dois.
Força princesa!

Nenhum esforço é demais quando se trata de salvar sua família!
(Padre Léo)





Paz e bem...

5 comentários:

  1. Como é estranho os sinais de Deus em nossas vidas... no nosso terço foi falado do perdão... e hoje vem vc novamente falar em perdão! Acho que é isso que preciso fazer! Perdoar, apesar de ser muito difícil é uma decisão que tenho que tomar!

    ResponderExcluir
  2. Muito pronfundo . o perdão é uma luta de todo dia demo que liberar esta graças para alguem . todos do dia tem uma cituação que temos que pertuar e nem sempre e facio . é o melhor meio é como vc falor . como sempre vc Fabiana uma mulher muito sabia usada por Deus . Deus abençoe seu ministerio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amém Lu!!! Obrigada pelas orações e incentivo que sempre dá!

      Excluir
  3. Muito pronfundo . o perdão é uma luta de todo dia demo que liberar esta graças para alguem . todos do dia tem uma cituação que temos que pertuar e nem sempre e facio . é o melhor meio é como vc falor . como sempre vc Fabiana uma mulher muito sabia usada por Deus . Deus abençoe seu ministerio

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante pra nós! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...