segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ele é de outra religião. E agora?

Você está se apaixonando por um rapaz que é tudo de bom, mas é de outra religião? E agora?

Recebi diversas histórias e duvidas como essa.
Mas a primeira coisa antes de tudo é o cuidado com a auto defraudação emocional. Porque muitas vezes nos permitimos apaixonar por alguém que criamos na cabeça, vemos qualidades onde não tem e passamos por cima dos defeitos para sustentar a imagem do "cara perfeito" e assim defendê-lo custe o custar.
Toda história começa assim: ele é um ótimo rapaz, mas....
Esse "mas" não pode passar por cima de nossos conceitos e princípios.

De qual religião ele é?
O espiritismo, candomblé, macumba, umbanda, e outras ceitas... fere diretamente nossa crença. Como você suportará conviver assim? Como suportará ter sua fé ferida em cada atitude dele?! Pois enquanto um católico fala de ressurreição o espírita fala de reencarnação. É muita diferença a ser superada.

Ah não! Mas ele é cristão, só que é protestante.
Partindo do principio que já aprendemos aqui: "mando no meu coração, pois amor é decisão!" 
Pense: 
Por que devo namorar com ele? 
Como será quando nos casarmos? 
Estou disposta a ir à Igreja sozinha sempre?
Estou preparada para receber questionamentos que podem abalar minha fé?
Quem vai ceder na hora de educar os filhos?
Serei submissa a um marido que não comunga da mesma fé que eu?
Ele respeita minha fé? E eu respeitarei a dele?

E por aí vai...

Temos a mania de pensar com egoismo, olhando só para o que dará certo, e quando não dá, sofremos.

O Professor Felipe ensina:
Todo casamento começou em um namoro; por isso este é muito importante; é tempo bonito de se escolher a pessoa com quem você vai construir uma vida a dois, numa afinidade de alma. E nisto, uma das coisas mais importantes é a fé e a religião; evidentemente se os namorados têm religião diferente isto será “uma pedra no sapato” dos dois; vai dificultar a unidade do casal hoje e amanhã. Portanto, deve-se evitar esse namoro.No entanto, a Igreja não proíbe que seja celebrado o matrimônio  de um católico com outra pessoa batizada em outra comunidade não católica  protestante, desde que ambos prometam ao bispo que vão educar os filhos na fé da Igreja católica. Mas um católico nunca pode se casar em uma igreja protestante.

Muito se fala sobre o "jugo desigual" vamos entender isso?....Porque quando o rapaz é protestante em muitas coisas vocês combinam, porque ambos creem na verdade bíblica  mas e quando o relacionamento é com alguém muito diferente, por exemplo, um rapaz mundano?!
Olha o que a Palavra de Deus diz:
Não vos prendais ao mesmo jugo com os infiéis. Que união pode haver entre a justiça e a iniquidade  Ou que comunidade entre a luz e as trevas? (II Cor 6,14)

O que é jugo?
Olha só:

É uma canga, madeira que prende dois bois. 
Assim:
Vamos supor que tivessem no mesmo jugo um boi e um cavalo.... O cavalo é mais leve e rápido, na hora do trabalho um atrapalharia o outro.
A mesma coisa é quando nos relacionamos com alguém com valores e princípios diferentes do nosso. E isso não é só com religiões diferentes.
Conheço pessoas com base familiar que ao se envolverem com bandidos se tornam bandidos também. Mas como pode? Ele era de família cristã, com princípios e valores cristãos? Mas se entrelaçou no jugo desigual e a Palavra é clara:

Não vos deixeis enganar: Más companhias corrompem bons costumes (I Cor 15,33)

Você não conseguirá viver em jugo desigual, a Palavra diz que não há união entre luz e trevas, quem irá ceder? Você irá abrir mão de seus valores? VALERÁ A PENA?


Minha missão aqui é te mostrar a verdade mas o discernimento é seu... examine sua vida e reze muito, que como sempre digo:

A intimidade com Deus fará você escolher sempre o que vem d'Ele!

Paz e bem...



10 comentários:

  1. falou tudo irma! mas e quando já casou com um cara em jugo desigual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz irmã... difícil isso! Mas a Palavra nos ensina a submissão sem fazer exceções. Sua missão é respeitá-lo desde que os caminhos dele não vá em desacordo com o que nos ensina a Palavra e a Igreja! Se as diferenças entre vocês "casados" são religiosas, tem que se superar, encontrar um meio através do dialogo para se ajustarem, e se respeitarem sempre! Agora se ele é um homem que ainda não conheceu o Senhor, que teu exemplo o faça querer conhecer, se mesmo assim ele não quiser o caminho a verdade e a vida, crê nisso que diz o Senhor:

      Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família. (Atos 16,31)

      E NUNCA deixe de orar e amar esse marido!

      Paz e bem...

      Excluir
  2. Não sei se concordo com isso. Deus não nos disse qual religião e certa ou qual e errada disse apenas para crer em sua palavra. Quando se tem amor muitas coisas são superadas. A diferença de religião não nos torna mais ou menos que os outros. A humanidade tem mais e que acreditar na palavra de Deus e deixar a diferenças religiosas, culturais e raciais de lado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh irmão! Obrigada pela visita e comentário! :)

      Quando vc diz que Deus não disse qual religião é a certa se engana ou se esquece de quando Jesus disse: "tu és Pedro. E sobre esta pedra edificarei MINHA Igreja!"
      O amor tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Por isso falo p/ solteiras que estão escolhendo em Deus aquele que terá que amar até a morte. Veja bem: até a morte! Não são só diferenças religiosas, culturais ou raciais (alias vc foi longe aí hein?!kkkkk....Nem falo aqui sobre esse tipo de diferença cultural ou racial! kkkk...)Bom, eu trato aqui de amor e submissão.
      Não disse em NENHUM momento que somos melhores ou piores que alguém, falei de fé, de princípios e conceitos. Não de ser melhor ou pior. Falei sobre diferenças.
      E nós acreditamos na Palavra! Só nesse artigo citei duas passagens. Leia de novo, mas leia com o coração aberto para ouvir o que o Senhor tem a falar. Porque acredito que vc não tenha entendido bem.

      Mais uma vez, obrigada! Deus lhe abençoe!

      Paz e bem...

      Excluir
  3. é impressionante como esse blog ajuda a gente. Parece que vc sabe o que preciso ouvir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não! O Espírito Santo quem sabe aquilo que precisamos ouvir! O Pai te ama e está junto de vc, creia nisso! Obrigada por estar conosco. :) A paz...

      Excluir
  4. Chega uma hora q a pessoa não aguenta mesmo, e um ou outro muda de religião ou terminam. Pra Deus tudo é possível, e pode ser q muitos tenham um encontro com Ele através de um namoro com alguém de outra religião ou q nem sequer tem, mas tudo é oração e discernimento!
    Deus abençoe, bjs! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Em Deus pela oração e discernimento não sairemos da vontade de Deus. Bjs... amo seus comentários. :)

      Excluir
  5. Passei por isso a pouco tempo... E mesmo a outra pessoa seguindo a biblia, nunca será a mesma coisa. E realmente criamos uma imagem de tal pessoa acreditando que por ela ser 'da igreja' é diferente, sendo que não é bem assim. Correto mesmo é se relacionar com quem segue a mesma fé que a sua para evitar decepções futuras em relação a esse jugo desigual. Fora o desgaste e a sensação de culpa que fica depois do termino do relacionamento, porque é muito mais fácil acreditar que se tivesse acontecido a troca de religião teria dado certo, puro engano. Quando é da vontade de Deus e para honra e glória d'Ele, sempre dá certo!
    Parabéns pelo post!! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por dar seu testemunho aqui, pois são muitos que pensam que exagerei. Você vivendo pode entender o quão é importante ter a mesma fé. Você falou uma coisa que não citei sobre o desgaste e a sensação de culpa que fica quando não dá certo. Que o Senhor te fortaleça e te guie para que possa viver os planos d'Ele em sua vida, que são muito maiores do que imaginamos.

      Mais uma vez obrigada! Paz e bem...

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante pra nós! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...