sábado, 31 de agosto de 2013

Namoro firmado em Deus

Muitos caem no engano de pensar que um namoro cristão se baseia só em viver a castidade. E é claro que a castidade é fundamental, mas não é só isso... 



Conheci certa vez um casal que viveu castidade no namoro, mas não viviam bem seu casamento. Pois caíram no engano de achar que simplesmente a abstinência sexual no tempo do namoro, faria com que desse tudo certo. A situação daquele casal era tão triste que a única coisa que os prendiam ali era o medo do que as pessoas iriam pensar.
Tive a graça de conversar com aquela mulher e pude entender o que se passava... Ela se sentia carente, esperava que o marido preenchesse aquela carência. Quem é casada sabe que aquele friozinho na barriga passa, sabe que a rotina pesa, que sentimos falta de elogios e palavras carinhosas ditas no começo de um namoro. Sentimos falta de cartinhas de amor, de ficar abraçadinhos namorando no sofá, e de outras coisas que fazíamos quando namorados.

Tudo aquilo que ela não recebia dele, era retribuído com muita falta de respeito. Sem querer ela o diminuía e ele devolvia na mesma medida. Aquele casal foi se distanciando e matando o amor, foram deixando Deus de fora, assim como faziam no namoro.

Entendi então que um namoro para ser alicerçado em Deus precisa além de castidade, outras coisas essenciais, que não cabem em um único texto, mas devagar quero partilhar isso com vocês...

A ORAÇÃO

O combustível do namoro precisa ser a oração. Muitos casais tem vergonha de rezar juntos. De beijar não tem, mas de rezar tem. Vocês precisam dedicar um tempo para rezar pelo namoro. Participar da Santa Missa juntos, consagrar esse namoro ao Senhor!
Organize sua vida e abra um espaço pra Deus nesse relacionamento. Não há possibilidade de viver um namoro cristão deixando o Senhor de fora.
Renuncie o tempo de passeio se for preciso, mas ore!

Tem namoro que dá certo sem oração? Deve existir.... mas você que proclama Jesus como Senhor, pode viver um namoro onde Ele não é o centro???
Deixa Deus entrar na sua vida por completo!

AMIZADE

Sejam amigos antes de tudo. Eu já caí no erro de pensar: "não quero um amigo, quero um marido!" Oh irmã esse pensamento é totalmente mundano. Como você vai namorar e casar com um homem que não é seu amigo??? Hoje digo para princesas que esperam: peça um amigo ao Senhor e quem sabe ele não se torna um marido!
Sabe por que? Porque você só conseguirá se submeter e amar, se admirar aquele homem e se for seu amigo. Até o prazer sexual passa por essa questão da admiração e da amizade. E outra... o tempo pode destruir a aparência física, o sexo, a paixão mas nunca a amizade!
Se você sente alegria e prazer em ficar horas conversando com alguém, imagina quando após a benção sacramental do casamento houver as outras coisas? Como por exemplo: a convivência, cumplicidade, parceria, sexo... aí irmã é só benção!!! rsrsrs... 

CIÚME E EGOÍSMO

Outro erro que cometemos sem perceber e destrói o namoro cristão são: ciúmes e o egoísmo.
Uma pessoa quando é ciumenta e/ou egoísta demais prova que NÃO está pronta para namorar. Só a decisão de amar já lança fora o egoísmo. 
Me casarei para ser feliz? NÃO! Me casarei para entre outras coisas, fazer ele feliz! O egoísta não sabe viver isso, é carente e não sabe partilhar.
E o ciúme excessivo é prova de imaturidade, porque começo a fazer do outro um objeto que me pertence e não pode ser partilhado por ninguém.
Ahhh mais tem ciúme que é bom. Chamamos de ciúme bom aquele em que demonstro zelo e cuidado, e sim isso é bom! Mas quando passo desse limite posso destruir minha relação, sufocando e coisificando o outro.
Temos que vigiar!

Quem não aprendeu ainda a vencer o ciúme, a inveja, o próprio orgulho e vaidade, ainda não sabe amar e não está preparado para o casamento. Você só começará a compreender o que é amar quando sua vontade de fazer o bem ao outro for maior do que a sua necessidade de tomá-lo para si, para se satisfazer. 
(Prof. Felipe livro: problemas no casamento)

Viver castidade sim! Mas não deixe de lado a oração, a amizade e cuide para que os vilões do relacionamento (egoísmo e ciúme)  fique longe de vocês!


Amar é dar-se a alguém para completá-lo e construí-lo. E isso é mais do que um impulso sensível do coração; é uma decisão da razão. Por isso, amar é um longo aprendizado, não uma aventura como a maioria pensa. (Prof. Felipe Aquino)

Paz e bem... 

12 comentários:

  1. Muito bom! Que Jesus nos ensine a Amar de verdade o nosso Homem de Deus, e que nunca nos falte a vontade e a Alegria de fazer uma boa Oração Amém!

    ResponderExcluir
  2. belezinha o texto mas vive isso não é facil.
    Já casei faz tempo e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser cristão não é fácil mesmo. Jesus mesmo nos disse isso "tome tua cruz e siga-me!"
      Como assim casou faz tempo e agora? Não entendi! desculpe-me... se quiser me explicar melhor, talvez possa ajuda-la.

      :)

      Excluir
  3. Com certeza um relacionamento que dá certo é onde há diálogo, confiança, afeto e acima de tudo amor! infelizmente muita gente se casa apenas por comodidade, por namorar a pessoa a muito tempo, e outras pensam que a castidade basta, quando na verdade depois do casamento o amor tende a aumentar e a felicidade também, e o namoro é fundamental para isso, para que o casal possa dialogar e manter o ''encanto'' do namoro!
    Deus abençoe, bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Verdade! viver isso não é fácil, mas nos Cristãs temos o auxilio do Espirito Santo, e o exemplo de Maria que é uma grande Mulher e Mãe, Peça a Jesus que intervenha na sua vida através do Espirito e te dê tudo o que precisa para viver um casamento Feliz.

    Muita Paz!

    ResponderExcluir
  5. eu e meu namorado somos evangélicos, mas sinto q ele n me olha com os mesmos olhos, n me elogia mais, n demonstra mais seus sentimentos e isso tem me incomodado muito... Ele fala q me ama, mas eu queria q ele demonstrasse como fazia antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso não é fácil para nós mulheres. Gostamos de receber elogios, olhares apaixonados e romantismo. Mas homem é diferente.
      O homem mostra que ama com atitudes e nem sempre essa atitude é pelo romantismo.
      Eles demonstram o amor na maneira de nos tratar, cuidar de nós, se preocupar, planejar o futuro com vc.
      Isso é normal acontecer depois de um tempo de namoro ou casamento, não significa que ele deixou de te amar. Talvez ele precisa sim se empenhar mais, buscar mais te conhecer para perceber o que é importante pra você.
      O certo é primeiro você falar com ele, ter uma conversa, nada de brigas ou cobranças, só conversa mesmo. Na minha Igreja temos encontro para namorados, isso ajuda muito. Procure ajuda.

      Proponha (se já não fazem) que orem juntos! Coloque diante de Deus seu namoro. As dificuldades que estão enfrentando.

      Estaremos juntas em oração...

      Bjs...

      Paz e bem...

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante pra nós! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...