quarta-feira, 19 de junho de 2013

Namoro ou amizade?!

 Faz parte do processo de amadurecimento, as incertezas e os questionamentos que trazemos. Se tratando de relacionamentos, as dúvidas só aumentam.

 Quando conhecemos alguém e começamos a nos aprofundar em uma amizade, chega num certo ponto que essa interrogação nos assombra: “é namoro ou amizade?”. O erro não está em se questionar, mas em querer obter respostas imediatas. Corremos o risco de perder uma boa amizade ou quem sabe um bom namoro, por se precipitar e não esperar o tempo necessário para obter a resposta.

É comum sermos surpreendidos pelo nosso coração, pois muitas vezes ele é um território ignorado, desconhecido. A cada situação, ele age de maneira diferente. Mas não existe uma fórmula para tratar os relacionamentos. O jeito é utilizar-se da prudência, parar, esperar, rezar, escutar e só depois agir.

É natural que a amizade passe por algumas fases à medida que nos aproximamos da outra pessoa. Dentre elas, existe a fase do “encantamento/enamoramento”. A definição demonstra os sentimentos que são experimentados nesse momento: atração, vontade de estar sempre perto/junto, predileção, queremos saber sobre a história do outro, das suas lutas, conquistas, de se importar com tudo o que ele vive, de cuidar...

Mas então, como discernir?!

Inicialmente devemos deixar esse período passar. Quando as emoções se ajeitam é que conseguimos enxergar as coisas como realmente são. Assim, sem impressões imediatistas, percebendo seus defeitos e reforçando as qualidades, vamos parar e buscar em Deus uma resposta para só então agir.

Quando não vivemos esse momento de maneira despreocupada e sadia, corremos o risco de jogar no lixo uma amizade que tinha tudo para dar certo, pela pressa de responder os questionamentos interiores. A possibilidade é grande, de uma das partes se sentir usada, por se desiludir com a outra pessoa e achar que tudo não passou de simples interesse.

O namoro produzido pela amizade é sadio, sem ilusões ou precipitações, pois houve conhecimento, oração e espera antes da atitude. E quantas pessoas se perdem quando partem logo para a atitude?

Possivelmente você esteja enfrentando essa situação nesse momento. Portanto chegou a hora de parar, observar, rezar, esperar para depois agir. Não queira se juntar as pessoas frustradas em todos os relacionamentos, pois não tiveram orientação e assim trocaram os pés pelas mãos.

É sempre bom lembrar que essa espera, esse discernimento, deve partir dos dois lados. Ninguém ama sozinho e ninguém é capaz de convencer o outro a amar.

Acredito que quem soube viver tudo isso conforme a vontade de Deus, hoje pode testemunhar os frutos de uma espera acertada.

Pague o preço da espera. Se é namoro ou amizade, Deus vai responder.

6 comentários:

  1. mas como identificar se Deus realmente quer esse namoro?

    ResponderExcluir
  2. Pagar o preço da espera em Deus, é ter a certeza de estar comprando o melhor que se pode ter!!! E a resposta de Deus sempre vem no momento certo...

    ResponderExcluir
  3. dificil discernir isso né. Só Deus

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o artigo! =)

    Esperar em Deus não é fácil, mas a certeza de que Ele tem o melhor para nossas vidas é o que renova a esperança em nós a cada dia.

    "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" Provérbios 3, 5


    Por mais que sejam anos de espera no Senhor, Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. A espera é renovada a cada novo dia.

    A paz de Jesus

    ResponderExcluir
  5. Já fiquei muito na dúvida com isso...hoje eu namoro e tenho certeza, mas é comum confundir, pois o amor e a amizade tem o sentimento amor envolvido, resta discernir se é o amor filia (amigo) ou eros (namoro, casamento). Deus abençoe! :)

    ResponderExcluir
  6. Acho que vocês leram meu email... rs
    Passei por isso recentemente, não sei se confundimos amizade com namoro, só sei que arriscamos um namoro e nós dois saímos machucados, ainda mais porque vivemos em religiões diferentes! :/
    Enfim, oro muito a Deus pedindo que a nossa amizade volte, porque a vontade de estar perto e de conversar é muito grande!
    Só o tempo, só Deus! :)

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante pra nós! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...