quarta-feira, 24 de abril de 2013

Côrte - relacionamento radical segundo a maneira de Deus

Daiana Vieira Lopes

Ministério de Comunicação Social – Diocese de Montenegro
Como já havia prometido, hoje vou escrever um assunto um tanto que diferente: a côrte. Você já ouviu falar em côrte???



Bom, a côrte é um relacionamento radical segundo a vontade de Deus. É o inicio de amizade iniciada por dois jovens, que tem como meta um possível casamento.

Na côrte, o casal deve aproveitar para se conhecer (o que cada um gosta, qualidades, defeitos, etc...) Após esse período (que depende de Deus e de cada casal), normalmente os dois se casam formando uma só carne.



O casal que deseja fazer a côrte precisa ter o acompanhamento dos pais e líderes, pois a experiência e a autoridade deles são fundamentais para liberar ou corrigir qualquer atitude.



A côrte é uma maneira de Deus preparar um casal para fazerem uma aliança no futuro. Por isso, a importância da amizade, de conversar sobre planos pessoais e profissionais, e acima de tudo, serem sinceros um com o outro.


Imaginem vocês que a côrte é uma arvore frutífera, que se for bem cultivada em solo espiritual, vai começar a dar frutos de amor, respeito e admiração. A côrte é diferente do namoro, pois o casal não manterá nenhum tipo de contato físico, incluindo beijo (beijo só depois do casamento). Esse relacionamento radical é um processo de construção de um sentimento. É preciso guardar o sentimento. Guardar é não tomar o fruto antes que ele esteja completamente maduro, antes do tempo certo. A côrte ensina a administrar as emoções. No namoro é muito comum ciúme e cobrança, é comum que se aflorem sentimentos que não fazem bem para o fruto que você está guardando.

Muitas vezes esse sentimento causa tristeza, brigas e até depressão, dependendo da situação. Os casais saem machucados, e a ferida pode levar um tempão para ser curada.

Na côrte, você tem uma escolha, que é administrar essas emoções. Pois, terá cobertura espiritual da família, líderes e principalmente de Deus.



Nós como cristãos precisamos resgatar valores de Deus, e não do mundo. O amor precisa ser despertado a partir do nível espiritual e intelectual da pessoa e não por coisas materiais.

Durante esse período quem tem total autoridade espiritual sobre os cortejantes são os pais.



Não existem regras para esse relacionamento radical. É o próprio casa quem as faz. Pois, cada um reconhece suas próprias fraquezas e limitações, e sabem até que ponto podem chegar para não despertar sentimentos fora do tempo.



A côrte é para quem ama a Deus e deseja ardentemente um avivamento com o Senhor.

Nenhum casal é OBRIGADO a fazer a côrte. Mas quem deseja crescer e amadurecer em um nível es´piritual mais elevado, esse relacionamento vai te preparar pra isso



Se você sente esse chamado, comece colocando em oração e peça para o Senhor te dar forças na espera e coragem para viver esse relacionamento radical, que tem como objetivo felicidade verdadeira.

"Se entregue a Deus agora, e Ele cumprirá os desejos do seu coração!"


Mais uma vez agradeço a princesa Daiana Vieira Lopes pelo artigo, que pra mim é novidade, ainda não tinha conhecido.
Obrigada!!! :)

E você vive isso? Conte-nos sua experiência...
E você que não conhecia o que acha???

Paz e bem...

Curta nossa página no face: facebook.com/blogparaprincesas

39 comentários:

  1. Não conhecia a côrte, é uma escolha difícil e muito linda!
    Beijos, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Ariane!
      Com certeza é uma decisão difícil, mas que vai santificar e muito o futuro como casal de vocês. :)

      Deus lhe abençoe!

      Excluir
  2. Gente do céu... essa tal da corte é dificil demais!!! até queria, mas que homem vai topar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão (ã)!
      Pode ser difícil, mas a certeza da alegria de Deus com esse relacionamento é 100% certa! :D

      Confia em Deus, e se você sente-se chamada a viver esse relacionamento radical, coloca em oração para que Deus suscite no coração de um homem de Deus esse desejo de viver a Côrte. Tudo é possível para os que amam a Deus. Também pensava assim antes, mas quando Deus coloca um sonho em nosso coração, ninguém pode tirar e Ele pode realizar.

      Fica na paz de Jesus...
      Deus lhe abençoe!!! :D

      Excluir
    2. Aquele que ama a Deus procura satisfazer a vontade de Deus e por isso Faz a corte.

      Excluir
    3. Se um homem consegue esperar por você um ano inteirinho sem beijá-la e abraçá-la, você pode se casar com ele. Ele realmente quer se casar com você e não com o seu corpo. - Pr. Naor/ livro: CortexNamoro

      Excluir
    4. Boa tarde, meninas tudo bem? bom, é interessante isso que a Amanda compartilhou dita pelo Pr. Naor. Mas, sobretudo devemos ter o entendimento de forma clara desta frase. Parece simples o que ele disse mas quando você está na prática deste estilo de relacionamento que nos é oferecido, exige de nós uma busca a profundidade para termos clareza do que quer ser passado. Para o Pr. Naor dizer isso, ele teve todo um contexto, todo um ensinamento e estudo feito para nos dar embasamento conforme a Palavra de Deus (seria bênção se você tivesse acesso ao livro citado pela Amanda). O que quero dizer também e compartilhar assim como todas vocês postam, é que para todo relacionamento sadio e semelhante a Cristo, vai nos requerer esforço, amor, sacrifício e discernimento para o que estamos buscamos.. qual é e onde está o nosso foco para colhermos os frutos no tempo certo. Muitas de nós jovens no mundo de hoje precisa parar mais para meditar nas situações que as acontecem, em suas consequências e atitudes e deixar com que o próprio Cristo a sustente e se revele a ela o que Ele sonha para sua vida. Deus é bom! e como bem exposto pela Daiana, Ele realiza. O que aconselho para você e para contribuír na vida de seus amigos que queiram viver na Côrte é, primeiramente, se entregar nas promessas lançadas na Palavra de Deus, crescer em maturidade pessoal e espiritual, procurando pessoas de Deus que as ajudem e cuidem de vocês. ''Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
      Provérbios'' 4:23.

      Deus abençoe, e espero ter acrescentado na vida de vocês. Creio em moças totalmente separadas para uma vida pautada em Deus, por isso não poderia me silenciar neste blog rs. Abraço, Stephania Costa

      Excluir
  3. será que posso propor pro meu namorado a corte? mesmo namorando a 1 ano???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Deus se alegrará muito com essa sua atitude. Ora e coloca nas mãos do Senhor, que quer te ver feliz. Mesmo que já estejam juntos, é maravilhoso que sintas esse chamado. Converse com seu namorado, e antes de tudo, diga que a Côrte é um caminho de preparo para um casamento ainda mais firme na rocha que é Jesus Cristo.

      Deus lhe abençoe! :D

      Excluir
  4. Faço a côrte a 4 meses e tem sido um tempo maravilhoso na minha vida! Tenho visto nosso sentimento um pelo outro crescer cada dia mais, sem depender de qualquer contato físico. Temos crescido juntos e vemos cada dia mais um alinhar do Senhor em nossas vidas! Vai muito além de um sentimento, mas uma união de propósitos diante do Senhor!
    Se dissesse que tem sido fácil estaria mentindo rss mas Deus tem nos honrado tanto, que jamais escolheria outro caminho!
    Desafie-se a viver um relacionamento radical e santo e viva a benção de colher os frutos de esperar em Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que benção!!! Parabéns pela linda escolha! Que Deus abençoe vcs!

      Excluir
  5. Namorei uns 2 anos fiquei noivo mais uns 3 e depois disso me converti e resolvemos fazer a corte... achavamos que nos conheciamos nesses 5 anos mas fazendo corte que realmente nos conhecemos e os sentimentos um pelo outro aumentou, podemos nos conhecer de verdade atraves da corte hoje estamos casados a quase 5 meses e posso dizer que fazer corte foi o melhor caminho que escolhemos....
    Leandro Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Leandro!!! Que seu testemunho faça com que outros entendam o valor da castidade! Obrigada!

      Excluir
  6. Nuss amei saber da côrte, e Deus já colocou alguem em minha vida pra fazermos.. Deus é maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Creio que a Corte é um dos melhores caminho para santidade... Por que ser santo é ser separado pra Deus... E quando o casal resolve viver a corte eles colocam Deus acima de tudo e em primeiro lugar nas nossas vidas... Conhecer vai além do toque e da experiência sexual... Creio que o ideal antes da corte seria o momento de oração... Reserve um tempo para ouvir a Deus... Pergunte: Senhor este é realmente o tempo para um relacionamento?!? Eu estou preparada(o)?!? Procure ouvir a voz de Deus... Quando me converti a Cristo... Estava no fim um relacionamento mundano... Que com certeza não agradava a Deus... Mas eu estava cega pelo rapaz... Mas mesmo com toda cegueira eu orei a Deus... Para mim tinha certeza que Deus queria que eu estivesse com esse rapaz... Mas... NÃO!!! Deus colocou planos muito maiores em minha vida... Deus colocou sonhos muito maiores na minha vida... Foi uma decisão muito difícil... Mas há poder nesta frase: "Senhor que se cumpra somente a Tua vontade em minha vida!" E assim Deus fez... E Deus está fazendo... Muitas vezes estamos tão cegos pelas nossas vontades que não conseguimos enxergar a vontade de Deus... Busque saber se esse seu namorado(a) e a pessoa que Deus tem reservado pra você!!!

    E que se cumpra a vontade de Deus em nossas vidas!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá *.* pesquisando na internet acabei achando este Blog. Queria deixar meu testemunho também pra vocês que desejam ou sentem dificuldade de entrar em Corte. Congrego em uma Igreja onde graças a Deus foi nos ensinado sobre este relacionamento diferenciado assim como vocês também conheceram. Nunca havia me relacionado seriamente com um rapaz. Quando eu praticava aquilo que o mundo oferece o máximo de tempo que me relacionei foi 2 meses. Fui uma moça que fica na sua, um pouco depreciativa e melancólica, que não procurava escandalizar determinados assuntos... Quando fui ao meu encontro com Deus recebi um tratamento imenso de Cristo nessa área e em toda minha vida e caráter, e falando especificamente desta parte de sentimento sofri muito assim como há jovens tendo esta mesma experiência ruim que eu tive. Porém a Graça e o amor de Jesus superabundaram em minha alma, corpo e espírito e, com o passar do tempo, crescendo na Palavra e procurando adquirir todos os atributos de ser uma cristã de verdade, acabei encontrando meu Cortejado. Como muitas de vocês disseram, a Corte é um padrão que você se santifica pro propósito que Deus tem pra nossas vidas. Parece coisa de louco, e realmente é, na visão do mundo, mas não é isso que está na Bíblia? "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;" 1 Co 1:27. É um ato apenas de confiança nEle, renunciando as vontades de sua carne e alcançando grandes frutos como dito acima. Completarei 1 ano em que entrei neste propósito e, graças a Deus temos sido cuidados e supridos. Sabemos sim que não é fácil, pois você amar a pessoa com quem deseja ter um futuro juntos e não ter contato físico como o namoro tem, é complicado. MAS, vejo que isso tudo é apenas uma característica da nossa carne que podemos pular fora, se realmente desejarmos ser diferentes! É apoiar, deleitar, esperar Naquele que pode nos abençoar e nos levar a níveis maiores. É extremamente legal e contagiante isso, eu e o meu Cortejado não fica como múmias como muitos já nos disseram por não haver o toque. A gente soube enxergar isso como plano de Deus pra nós jovens. Corte não é algo que está mencionado na Bíblia, assim como o namoro também não está, mas seus princípios e valores estão. Oração é o alicerce de tudo com certeza. Ela nos mostrou a dar cada passo na hora certa, ela nus motiva, ela nus molda e, hoje Deus tem honrado eu e meu Cortejado assim como um outro casal que conheço que começaram no namoro que durou 5 anos e depois optaram a fazer a Corte, e estão juntos até hoje partindo pro casamento. É lindo aceitar isso, de verdade. Quando você não foca em se satisfazer nos nossos interesses pessoais, mas busca ser uma pessoa semelhante a Jesus, TUDO muda. Se relacionar, casar, ter famílias é apenas um complemento daquilo que plantamos nEle. Mas é o Evangelho que faz toda diferença. É sermos genuínos, é cumprir o que está nas escrituras. Vai além!! Enfim, é algo que indico com toda convicção no meu coração sendo uma jovem que tem aprendido a ser submissa a Cristo e que vive neste relacionamento. Não é algo difícil, basta haver o querer e o fazer! "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida". Pv 4.23 e “Eu vos escolhi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” I João 2:14. Beijiiim a todoss e que nossos testemunhos impactem outras vidas, despertando-os pra Verdade. Deus esteja e continue abençoando vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Sthephânia Costa,vc não faz ideia do quanto seu testemunho me ajudou.
      Namorei com um rapaz uns 3 meses,e terminamos devido as coisas não estarem indo conforme um namoro cristão,mas nos amamos,e agora tomamos a decisão de voltar somente se entramos na côrte(ou fazer a côrte),a questão é que eu estava totalmente insegura se isso iria dá certo,porque na minha igreja nunca foi falado sobre isso,temos outros ensinamentos.Obrigada mesmo!

      Excluir
    2. Ô, graças a Deus que isso contribuiu pra te fortalecer. Deus é bom!. Creia e confie no propósito do Senhor pra sua vida e procure sempre buscar os interesses que estão no coração dEle, pois eu sei que se assim tanto você quanto o rapaz do qual você se relacionava manterem e ir em busca disso, coisas grandes e consistentes vão acontecer na vida de cada um e juntos como casal. Mateus 6:33. Um abraço e a motivo realmente a pagar um preço pra que esta área emocional sua esteja totalmente revestida pelo Espírito, afinal, sabemos que se ela não estiver guardada e saudável, as demais áreas correm riscos. Tudo de bom, força! Stephânia.

      Excluir
  9. Áa e meu nome é Stephânia Costa, esqueci de colocar no post acima, (data de 19/08/2014 - 12:38).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Stephânia pelo testemunho, tenho certeza que pode ajudar muitas que passam por aqui.

      Excluir
    2. Amém amém Fabiana. Deus continue te abençoando loucamente ! :) Stephânia.

      Excluir
  10. Paz!
    Eu optei por viver a corte, sei que não vai ser fácil,me disseram que era muito radical, que eu estou equivocada, mas eu senti um desejo muito grande quando eu ouvi falar do relacionamento de corte, o seminário do olhar ao altar tb veio para testificar este desejo em meu coração, ,orem por mim para que eu consiga ir até onde o Senhor Jesus quer que eu vá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezaremos sim! Não se esqueça que essa decisão requer muito dialogo e oração entre o casal de namorados.

      Paz e bem...

      Excluir
  11. Olá, meu nome é Ana Claudia tenho 23 anos... Eu escolhi a corte como relacionamento... Pq já sofri muito com namoros do mundo, e agora quero viver o melhor que Deus tem pra mim ... É difícil
    Mas quando se ama a Deus em Primeiro lugar, tudo se torna fácil :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que Deus te abençoe e te fortaleça em sua escolha!
      E vamos lá... em busca do melhor que Deus tem pra nós.
      Beijos... Paz e bem

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Mas Como saber a nossa escolhida .? Se toda paquera dentro da igreja e banida ..Gostaria de participar um dia sei q Deus vai preparar minha esposa .quero colher os frutos de Deus na minha vida Deus abençoe vcs tenho 29 anos sou de São Paulo Capital ..meu email é Gerson2009souza@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Mas Como saber a nossa escolhida .? Se toda paquera dentro da igreja e banida ..Gostaria de participar um dia sei q Deus vai preparar minha esposa .quero colher os frutos de Deus na minha vida Deus abençoe vcs tenho 29 anos sou de São Paulo Capital ..meu email é Gerson2009souza@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Bom Gerson, tomo a liberdade de respondê-lo dizendo que não se trata de paquera ou qualquer outra atitude semelhante a esta para se saber a pessoa com quem será parte de seu futuro. Primeiro, creio que o nosso coração e vida deve estar com um nível de maturidade espiritual e emocional para se iniciar qualquer relacionamento. Mas especificamente no caso da Corte que é nosso assunto, a base deve ser cultivar uma vida de inteira entrega de vida de cruz ao Reino. É crer na palavra de Eclesiastes 3 ''há tempo para todas as coisas''. Meu Pastor costuma nos orientar com algo que o Senhor colocou no coração dele que é: ''Deus não une pessoas mas sim propósitos''. Não existe cara metade, mas sim homem e mulher que crescem e contribuem para vida do outro em amor. Você saberá claramente a mulher para construir um futuro com você, dependendo e se entregando a obra de Deus e O amando mais do que qualquer outra coisa, sem se preocupar com o tempo dela chegar.. amar, cuidar das coisas dEle, enquanto em oração você coloca suas necessidades para que Ele conceda conforme Sua vontade. Não existe fórmula no Reino de Deus muito menos para se encontrar a pessoa amada. Mas quando entendemos o propósito e a vontade e permissão de Deus para nossa vida como filhos, e no tempo certo, Ele mesmo vem agindo para que sejamos felizes na área emocional e conjugal e daí seus frutos serão aperfeiçoados em cada momento de sua caminhada. Ore, expressando claramente os desejos do seu coração, mas tenha a Fé e amor ao Evangelho. Deus abençoe você e vocês deste blog, um abraço Stephânia Costa (:

    ResponderExcluir
  16. Só para completar o que disse acima, ''Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito''. Romanos 8:28. Cristo trabalha num todo, por isso, não podemos abrir mão de servi-lo mais do que tudo. Stephânia Costa

    ResponderExcluir
  17. Oi, meu nome é Jamyle, tenho 20 anos, e a 4 meses estou me relacionando na corte com um legitimo homem de Deus, e quero lhes dizer que o casamento é a segunda decisão mais importante de suas vidas ( a primeira é aceitar a Jesus como seu único salvador), estamos com apenas 4 meses de relacionamento mais parece q já o conheço há 4 anos, pois beijos foram trocados por orações, caricias e abraços foram trocados por muitas conversas e risadas, é realmente meu melhor amigo, e a pessoa que eu pretendo casar... Li alguns comentários sobre dificuldades, é, realmente é difícil, mais não impossível, aqui estou eu, prova viva de que da certo esse relacionamento. Eu decidi viver de uma forma mais radical em Cristo e sei que isso me trará varias bençãos, e um testemunho maravilhoso de casamento para contar aos meus filhos e a outros casais que querem ter um casamento abençoado. Fico muito feliz quando vejo que muitos jovens se interessam por essa escolha, em meio á um mundo em trevas somos ainda chamas acesa que fazemos a diferença. Deus abençoe, tenham uma boa tarde!! ^-^

    ResponderExcluir
  18. Oie, eu sou de uma igreja onde o namoro cristão predomina. E a alguns meses atrás senti de Deus que o prox. rapaz que eu fosse namorar fosse na corte. Já estamos a 1mês de namoro e meu sentimento por ele a cada dia aumenta mais. Esta sendo uma experiência incrível. Mas tem horas que é difícil ficar sem contato. big beijo
    http://deniservdede.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi boa tarde,então fiquei sabendo sobre côrte esses dias por minha tia pois junto com ela começei ir a igreja nesse meio tempo começei tbm a conversar com um rapaz e ela mim falou sobre esse assunto que logo mim interessei falei com o rapaz e ele tbm gostou e quer fazer. Só que nenhum de nois dois somos batizados eu vou mim batizar mês que vem ele ainda não sei será que msmo assim podemos fazer e continuar msmo desse jeito?gessikamachado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi boa tarde,então fiquei sabendo sobre côrte esses dias por minha tia pois junto com ela começei ir a igreja nesse meio tempo começei tbm a conversar com um rapaz e ela mim falou sobre esse assunto que logo mim interessei falei com o rapaz e ele tbm gostou e quer fazer. Só que nenhum de nois dois somos batizados eu vou mim batizar mês que vem ele ainda não sei será que msmo assim podemos fazer e continuar msmo desse jeito?gessikamachado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Boa tarde, olha estou com uma dúvida e queria esclarece-la. Queria saber se é errado eu viajar com o meu Corte e a familia dele( Mãe, Irmã, Prima, Subrinho, etc. vai ter muitas pessoas lá, dai queria saber que se por acaso eu quisesse ir seria permitido? tenha uma Boa tarde. Polianaferraz77@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Conheci a corte a pouco tempo, e cada dia tenho me interessado muito mais por esse assunto, acabei me tornando uma forma de influência em meio aos jovens e claro muitos me procuram pra saber sobre a côrte, honras e glórias a Deus pois a corte veio na hora certa era td pq eu precisava pra eu poder me relacionar com alguem!!
    A única coisa difícil é encontrar alguem q queira ser côrte com vc

    ResponderExcluir
  23. Eu vivo a corte e não tem nada de difícil quando um coração quer agradar ao Pai❤ melhor escolha que eu pude fazer na minha vida ❤

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante pra nós! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...