sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O complexo de inferioridade

Como é duro ver pessoas mendigando amor, carinho e respeito.
Princesas que aceitam qualquer um e acabam sofrendo e aceitando humilhações e até violências. 
Sofrem por não conseguir se relacionar com ninguém e se fecham para o amor.
Colocam a culpa de estarem sozinhas em Deus ou na timidez.
Tudo isso pode ter sua causa no complexo de inferioridade.

O que é complexo de inferioridade? 
É um sentimento de que se é inferior a alguém, ou de alguma forma. Geralmente é inconsciente, a pessoa com complexo de inferioridade se sente menos por motivos variados.

Esse mal pode ter várias origens, entre elas:
  • atitudes dos pais: que fazem comentários negativos, comparações com os outros enfatizando o erro do filho.
  • defeitos físicos
  • preconceitos sofridos
  • desvantagens sociais: como ser pobre por exemplo.
Características comuns de quem sofre de complexo de inferioridade:
  • Se distancia dos outros se isolando;
  • Busca sempre a atenção dos outros, e faz de tudo para tê-la;
  • Faz críticas aos outros, para se sentir melhor de certa forma;
  • Obedece demais se tornando capacho do outro.
É nítido perceber que o complexo de inferioridade atrapalha muito nossa vida, em diversas áreas, dentre elas os relacionamentos, sejam de amizade, namoro ou casamento.
Vendo e estudando sobre o complexo de inferioridade percebo que ninguém está livre de sofrê-lo, por isso precisamos combatê-lo.

A primeira coisa a fazer é tomar consciência disso, é olhar pra dentro de nós mesmas e perceber se sofremos desse mal e deixar Deus curar.
Pedindo ao Senhor que te liberte desse sentimento que te acarreta tantos males.

O segundo passo é superar a incapacidade, ou seja, aceitar suas imperfeições. Parar de ficar se comparando com outro, e sempre achar que ele é melhor que você.

É muito comum a pessoa que sofre desse complexo achar que não é capaz, e nunca lutar pelos seus sonhos. Essas pessoas acabam tendo relacionamentos destrutivos, porque se sentem sempre inferior. Ou então buscam se relacionar com pessoas que ao seu ver é inferior, para que se sintam melhores.

Você NUNCA vai deixar de ser importante só porque é diferente! Jamais se compare com os outros, pois estará tirando a beleza que existe em sermos diferentes.

Deus ama você, Ele ama aquilo que você é!!! Lute sempre para melhorar, mas sem a cobrança excessiva de ser perfeita, pois somos humanos, Deus conhece você!

Seja verdadeira com você mesma para descobrir se esse complexo te aflige, e deixa Deus te curar, peça e busque a cura!


Lembre-se daquela mulher que nos mostra o Evangelho, tinha fluxo de sangue a doze anos e era vista como impura, ninguém nem chegava perto dela, com certeza sofria desse complexo, mas vendo que Jesus ia passar, enfrentou todos os seus medos, traumas e correu para simplesmente tocar as vestes de Jesus, e ao tocar FOI CURADA! (Mt 9, 20-22)

Você não é melhor NEM PIOR que ninguém é apenas DIFERENTE!!!

Jesus está passando e você somente precisa tocá-lo. 

Paz e bem...


6 comentários:

  1. Eu sofri desse mal mas fui curada!
    Sofro até hoje as consequências dele na minha vida.
    Não estudei, não consegui ficar em emprego nenhum pois em qualquer lugar que eu chegasse e tivesse alguém com melhor situação financeira que eu, já era motivo para eu me esconder e nunca mais querer ir lá. É muito triste saber que tanta gente sofre com isso! Alertar as pessoas que isso é uma doença e tem cura é realmente digno de quem sabe o que esta falando. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :) Bom saber que foi curada! Deus é maravilhoso!!!

      Excluir
  2. vc naum tem noção como esse tema me ajudou! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Acho que isso é algo que atrapalha a vida de muitas meninas, incluindo a minha! Tenho 19 anos, uma história de vida bastante conturbada, dois mil caminhos errados e uma alto-imagem totalmente destorcida. Sempre julgo todos melhores que a mim, me sentindo inapropriada para me relacionar com os mesmos. Meu maior desejo é namorar e apesar de ser de uma classe social comum, convivo com pessoas de alto nível social e como toda garota sonho em dar certo com algum rapazote de família melhor condicionada. Contudo, por inúmeras vezes já tive essas oportunidades, mas quando começam se aproximar eu me retraio, por ter vergonha ou receio, sei lá, de não me aceitarem quando souberem que não são rica como eles. Crio dois mil problemas, minto, fujo, mas não deixo a aproximação acontecer. Me comparo a todas as garotas, porque tenho espinha e elas não, porque sou pobre e elas não, ou porque tenho estrias e celulite e elas não. Tudo se torna um motivo pra eu me auto-criticar. Vivo dias angustiantes, pensando que talvez pra mim a felicidade nunca chegue. Já tentei suicídio duas vezes, já procurei na droga a saída pras minhas angustias e tudo foi me deixando cada vez pior. E por roubar, me drogar e estar sempre tonta nos lugares minha imagem foi denegrida lá fora, e aí hoje depois de um tempo passado me culpo por tudo isso, tenho vergonha de pessoas que conheço hoje saibam do que já fiz lá atras. Não goste de sair e ver as pessoas comentarem nossa ela roubou isso e aquilo, nossa ela é maior cheradora e maconheira. Me sinto incapaz pra enfrentar tudo isso sozinha, e então fico buscando saídas alternativas pra nunca encarar o problema de frente. E então quando me olham e falam que sou linda, que tenho um corpo invejável, da aquela alegriazinha na hora, mas depois uma tristeza surreal, porque não me sinto daquela maneira, preciso sempre ouvir que eu sou a mais e ninguém me ultrapassa pra sentir bem. Não quero isso pra mim, vivo tentando mudar, mas sempre caio em tentação. Sonho em namorar mas tenho medo do amor, nunca me mostro por inteira com medo do que a pessoa vai pensar. Preciso e quero muito ser curada, conto com a oração de vocês! Obrigada desde já. Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse: não quero isso pra mim! Ou seja, quer a conversão! Deus vê teu coração, e sabe disso. Então sem medo dê o primeiro passo que é parar de olhar para trás, para seus erros e buscar à Deus incessantemente. Buscar estar com Deus, orar sempre, ler a Palavra, buscar confissão e comunhão. Você chegou no fundo do poço que são as drogas e a tentativa de suicídio, mas não precisa ficar lá. Deus te levanta, confie nisso!
      Agora, algumas coisas precisam ser mudadas em sua mentalidade, para que Deus trabalhe em você.
      Você diz: COMO TODA GAROTA, sonho em dar certo com um rapaz de família melhor condicionada.
      Não princesa! Não podemos nos prender a valores materiais! Não são todas as garotas que sonham assim, principalmente as princesas do Senhor.
      É preciso entender que nosso valor não está naquilo que temos e sim naquilo que SOMOS!
      E o que somos???
      Filhas de Deus! Filhas do Rei! A Palavra de Deus nos diz que somos preciosas, que nosso valor excede ao rubis! Ou seja, nosso valor é muito maior do que qualquer riqueza!
      Perceba que tudo o que te faz se sentir menor que os outros são fatores externos ligados ao dinheiro.
      E a Palavra de Deus nos fala que a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro! A RAIZ de TODOS os males! Forte isso não é?!
      Comece a olhar diferente para essa questão do dinheiro e verá as graças de Deus! E outra... talvez você esteja esperando por um rapaz que tenha um "alto nível social" enquanto aquele homem de Deus pra sua vida passa... porque ele é "pobre" você nem o enxerga!

      A tentativa de suicídio, as drogas e o roubo, fazem parte do seu passado, mas são muitos (usados pelo inimigo) que vão tentar te derrubar sempre te lembrando do seu passado. Mas NUNCA se esqueça que onde abundou o pecado superabundou a graça. E que o inimigo já é um derrotado! Ele é um perdedor! E você é VENCEDORA!!! É PRECIOSA!!!
      E é preciosa não por aquilo que tem e sim por aquilo que é!!! O homem que Deus colocar em sua vida saberá disso!

      Estaremos intercedendo por você! E se preciso for, estamos aqui!!!
      A paz de Jesus... :)

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante pra nós! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...