terça-feira, 22 de maio de 2012

Problemas financeiros no casamento

Assisti recentemente uma entrevista de um advogado especialista na área de divórcios, e ele disse que 90% dos casos que ele atende é por causa de dinheiro, ou por ter muito, ou pela falta dele.
Ele como advogado sugere contratos por escrito, e o que mais me chocou foi que este tema (divórcio) estava sendo abordado porque maio é o mês das "noivas".
Olha que absurdo, por ser um mês que muitos se casam o "sistema do mundo" acha importante alertar sobre seus direitos no divórcio.
Triste não é?!
Entre nós cristãos esse assunto, essa possibilidade de divórcio tem que nos causar HORROR!!! Temos que ter horror de divórcio, ele não pode ser tratado como algo normal, temos que ter vergonha de divorciar e não tratar o divórcio como algo necessário para um casamento ruim, ou como um ato de coragem!
Nossos filhos tem que crescer neste ambiente, onde o divórcio é um HORROR! Amém?!
O Senhor nos alerta sobre o dinheiro em Sua Palavra:
"Porque a raiz de TODOS os males é o amor ao dinheiro." (I Tim 6,10)
O divórcio sendo um mal que é, não me espanta ser o amor ao dinheiro a raiz desse mal.
Já ouvimos dizer: Quando a necessidade entra por uma porta, o amor sai pela janela. Isso é mentira! O amor tudo suporta, se uma situação não é suportável, não é amor!

Nós vivemos em um mundo que realmente precisamos de dinheiro, precisamos dele para comer, vestir,  para uma vida digna. Não é vontade de Deus a fome, e as injustiças sociais que vemos.
Mas precisar do dinheiro não pode nos fazer escravo dele, nem podemos colocá-lo como centro das nossas vidas. Jesus tem que ser o centro SEMPRE!


Muitos casamentos terminam porque colocaram o dinheiro como o centro daquela relação, se tinham dinheiro eram felizes, o dinheiro acabou a felicidade também. Isso é totalmente mundano e tem acontecido com as famílias cristãs.
Todos nós queremos uma vida financeira equilibrada, mas nem sempre é possível, as vezes passamos por apertos financeiros que nos preocupam, principalmente quando se tem filhos, o descontrole financeiro nos preocupa. Mas até essa preocupação tem que estar em Deus, para que não se torne uma preocupação exagerada.
Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. (Mt 6, 31-33)
Essa história de prosperidade que prega a igreja universal do reino de Deus não tem fundamentação bíblica. Jesus não promete aos seus servos prosperidade, Ele diz: tome tua cruz e siga-me. Ele diz: Vinde a mim vós todos que estais aflitos sobre o fardo e eu vos aliviarei.Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.


As dificuldades nos ensinam a ter mais fé. E isso não tem nada a ver com a preguiça. Se você tem Deus como o centro, trabalha, põe em Deus suas preocupações, NADA lhe faltará. Até enquanto você dorme, Deus está te abençoando. Confira: Salmo 126,2


Não deixe que as dificuldades financeiras abalem seu casamento...
  • Quando você reparar que seu marido está preocupado, triste, seja a força dele, levante-o, incentive, dê forças, demonstre sua fé.
  • Que quando for com você, seja ele essa força, esse suporte. 
  • Não deixe que a falta do dinheiro acabe com o carinho entre vocês. Mude o assunto, esqueça por alguns momentos aquele problema e sejam felizes.
  • Não deixe que seus filhos (principalmente se forem crianças) percebam que há alguma preocupação, nossos filhos não podem sofrer os nossos sofrimentos.
  • Não coloque sua alegria no "ter". Ahhh mas eu queria tanto um sofá novo, uma televisão de plasma de 50 polegadas, um carro novo... Se você precisa disso pra ser feliz, sinto muito, mas Deus não é o centro da sua família, e seu casamento está com o fim declarado.
  • Converse com seu marido, faça as contas, se eduque financeiramente (tem sites que ensinam educação financeira)
E não se esqueça: a mulher sábia edifica seu lar!


Felizes os que temem ao Senhor, os que andam em seus caminhos. Poderás viver, então, do trabalho de tuas mãos, serás feliz e terás bem-estar. (Salmo 127,1)

Paz e bem...

2 comentários:

  1. Bela reflexão. Infelizmente o dinheiro tem sido mal utilizado, e DEus tem perdido espaço em muitos lares, mas que sejamos mulheres e homens firmes na fé, que possamos deixar Deus reinar em nossas vidas, para ser exemplos para o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Sou separada e com certeza viver isso teria feito a diferença. Fico feliz em ver que existem pessoas que procuram ler esses textos sobre casamento. É sinal de que ainda tem jeito. Amei todos os textos do "especial matrimonio" merecia um video esses temas.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante pra nós! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...