sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sara, um exemplo para nós

Queria partilhar com você um pouco da história dessa mulher de Deus. Mas te aconselho a ler toda a história que está na Bíblia no livro de Tobias, é um pequeno livro e uma história muito edificante.

Sara estava muito deprimida, além de não conseguir consumar o matrimônio, porque seus noivos morreram em situações estranhas, ela era obrigada a suportar uma empregada da família que vivia humilhando e zombando dela, o dia em que Sara resolveu repreendê-la, a empregada roga uma terrível praga dizendo: "Não vejamos jamais filho nem filha nascidos de ti sobre a terra!"(Tb3,9b)
Diante dessa maldição, Sara subiu para seu quarto e ficou três dias sem comer orando com fervor, chorando e suplicando a Deus que a livrasse desse mal(Tb 3,11). No final do terceiro dia ela faz um grande louvor ao Senhor, na certeza de que foi ouvida, a oração de Sara é um grande diálogo com Deus, ela em nenhum momento busca resposta mágica, ela faz uma análise profunda da vida dela, fica em silêncio, sozinha, faz jejum. Não se faz de vítima, nem se enche de lamúria, não reclama com Deus, faz uma oração profunda e confiante.
Deus então ouve a oração de Sara na mesma hora em que ouve a oração de Tobit, pai de Tobias, que seria seu futuro marido.
Tobit estava doente e achava que ia morrer, então chama seu filho e lhe dá preciosos conselhos. Tobias responde que irá fazer tudo o que o pai estava lhe ensinando e parte em seguida de viagem acompanhado sem saber pelo anjo Rafael. 

Durante a viagem o anjo Rafael (anjo da cura), providencia alimento, remédio para curar o pai de Tobias e aconselha a pedir a mão de Sara em casamento. Mas Tobias teme, pois o problema de Sara era conhecido e ele pergunta ao anjo se não corria risco de morte casando com uma mulher dominada pelo demônio. 
O anjo responde: "Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder: são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento, e se entregam a paixão como o cavalo e o burro, que não têm entendimento: sobre estes o demônio tem poder." (Tb 6,16-17)
Que lindo! É possível entender porque tantos casais sofrem, baniram Deus de seu coração e de sua vida. 
Rafael continua ensinando Tobias: você não deve ser precipitado, o amor matrimonial exige rituais, a boa relação sexual não deve ser feita por obrigação, nem só pelo ímpeto da paixão, é para ser vivido como dom de Deus e não como algo feio e sujo.
A igreja nos ensina que a relação sexual tem caráter unitivo e pro-criativo. É para unir, sarar e santificar o casal.

Tudo aconteceu como o anjo havia falado, Tobias conhece Sara, a pede em casamento, o sogro teme por sua morte, mais uma vez o anjo intervém mostrando ao sogro que Sara deveria ser de Tobias. Raguel, o sogro, preside a celebração. Depois da celebração religiosa passaram para a parte civil , depois veio a festa, que era para celebrar alegremente, agradecendo a Deus ( Tb 7,17).
Tobias fez tudo como o anjo lhe ensinou, os três primeiros dias de casados foram de orações e entrega a Deus, depois veio a consumação da união pelo ato sexual. (Tb 8,4-24)
Sara e Tobias nos ensinam que um casal precisa colocar Deus em primeiro lugar e em tudo, nos ensinam que a relação sexual está nos planos de Deus, o casal é parceiro de Deus.
"E todos se puseram à mesa. E foi no temor do Senhor que celebraram o festim das núpcias" (Tb 9,12b)
Tobias então retorna pra casa com sua esposa Sara, naquele momento o choro era de alegria, e retribuíram ao companheiro de viagem, afinal, "se é bom conservar escondido o segredo do rei, é coisa louvável revelar e publicar as obras de Deus" (Tb 12,7)

Essa linda história vem falar com cada um em particular, mais o que fica em nossos corações é que Deus, ouve nossas orações, e está presente na vida de um casal que se entrega e obedece a Ele!
Faça como Sara, ore confiante, espere em Deus, Ele sempre te escuta!!! Seu Tobias virá!

Beijos...
A paz de Jesus...

5 comentários:

  1. Nossa não conhecia a história de Sara gostei muito, obrigada pelo sim de vocês!

    ResponderExcluir
  2. Acho que sou eu a Sara, só me falta a fé dela!

    ResponderExcluir
  3. A nossa fé é aumentada quando nos colocamos à caminho... Deus nos capacita e transforma nossa vida... Irmã não desista daquilo que Deus sonhou para você!!! Coragem!!!

    ResponderExcluir
  4. Sara sou eu!!!!!!! Achei a mulher da biblia que mais se parece comigo! hahahahaha........ só me falta esse final aí

    ResponderExcluir
  5. Que lindo meninas... todas nós temos um pouco de Sara. Que bom que se identificaram com essa mulher de Deus! Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante pra nós! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...